25 janeiro 2009

Mensagem 077 - Edith do Prato

Uma das coisas que mais gosto é música, seja do tipo que for.
Algum tempo conheci o som de Edith do Prato que foi apresentada para os brasileiros no disco Araçá Azul do Caetano Veloso, que eu considero o melhor disco do Caetano Veloso:

"Vou me embora do sertão ou viola meu bem viola
que eu aqui não me dou bem ou viola meu bem viola
sou empregado da Leste sou maquinista do trem
vou me embora pro sertão que eu aqui não me dou bem
ou viola meu bem viola ou viola meu bem viola..."


espero que a memória não tenha me traído.

Esse som sempre ronda meu espírito, não sei se por lembrar do gosto do araçá ou se por ser azul.

O que tenho certeza é que a batida da faca no prato ecoa e me acompanha há muito tempo.

Dia 10 de janeiro de 2009 li no Jornal O Globo na seção de obituário:

Dona Edith do Prato, aos 94 anos
Luciano da Matta/A Tarde



"Toda a vida fui louca por samba, fugia para espiar o samba. Eu ficava raspando uma cuia de queijo, mas não acertava nada. Um dia, corn uma faca e um prato de doce, peguei o ritmo. Fiquei afamada por isso e, todo caruru, festa de aniversário, me chamavam para tocar, mas ninguém me ensinou". 0 começo da trajetória musical de Edith Oliveira Nogueira, contada por ela mesma no DVD "Dona Edith do Prato & Vozes da Purificação”, é tão singelo e autêntico quanto sua arte, admirada por nomes importantes da MPB.
Pela habilidade em extrair sons bem cadenciados do atrito da faca com o prato Edith surgiu no cenário da música brasileira pelas mãos do afilhado Caetano Veloso, ha três décadas, no album "Araça azul". Ali, ainda como Edith Oliveira, participou das faixas "Viola, meu bem" e "Sugar cane fields forever". Somente aos 86 anos teve a chance de gravar o primeiro disco, com sambas-de-coda, pontos de terreiro e temas de domínio público.
Nascida em Santo Amaro da Purificação, tinha vínculos estreitos corn a família Veloso. Ela engravidou na mesma época da amiga Canô por causa de uma forte gripe da matriarca dos Veloso, foi chamada para amamentar o então recém-nascido Caetano. Além disso, Nicinha, irmã legítima de Edith, foi criada como filha por Canô. Edith foi internada as pressas no dia 20 de dezembro, depois de sofrer um AVC. Ela morreu quinta-feira no Hospital Português, em Salvador, aos 94 anos.

Ainda bem que posso ouvir sua voz e rítmo no CD que deixou de lembrança.

Leia mais : Caetano Veloso e Folha On Line

Nenhum comentário: